Tradutor

sábado, 4 de agosto de 2012

Sobre a Compatibilidade dos Alimentos



INFORMACOES SOBRE A TABELA DE ALIMENTOS COMPATÍVEIS
(A Tabela é Do Livro: The Hippocrates Diet - Ann Wigmore - Wayne, NJ)
Quando comemos, o corpo produz algumas substâncias (sucos gástricos) responsáveis pela digestão daquele alimento que está sendo ingerido. Para cada qualidade e tipo de alimento existem substâncias, (ácidos, enzimas) diferentes que são capazes de digeri-los corretamente. Quando comemos juntos alimentos de diferentes qualidades e origens a digestão correta e ideal torna-se impossível, já que estas substancias näo são compatíveis umas com as outras, provocamos então uma guerra bio-química dentro do nosso corpo tendo como conseqüências má-digestão, gazes, azia, acidez, perda de energia sem necessidade e até dor-de-cabeça, gastrite, etc. A indústria farmacêutica vive disso. Para que isso seja evitado devemos aprender a combinar corretamente do ponto de vista químico os alimentos para que sua metabolização seja rápida, eficiente, sem causar reações adversas, indesejáveis e desconfortantes e sem deixar lixo no corpo. Teremos mais a ganhar do que a perder comendo corretamente e estaremos auxiliando o nosso organismo a tirar o melhor proveito de tudo que comemos sem perdas e reações adversas. Economia para o corpo e para o bolso, evitando gastos desnecessários com remédios, médicos, hospitais e teremos mais energia e disposição.

No caso das frutas, o principal é saber que nunca devemos misturar as frutas com outros alimentos de outra origem. Elas sempre devem ser saboreadas sozinhas e de estômago vazio, apenas combinando com as sementes germinadas. Nunca após as refeições com o estômago cheio pois atrapalha-rá e muito a digestão de alimentos sabor salgado por necessitar de substâncias antagônicas àquelas para alimentos salgados na sua metabolização. As substâncias antagônicas podem se neutralizar e a digestão é mal feita, não sendo eficiente a digestão nem de um alimento e nem do outro. Por este motivo os alimentos de sabor salgado não devem ser comidos junto ou perto de alimentos de sabor doce. Salvo algumas excessöes, que são os neutros e a macä.

Para combinar as frutas entre si o mais importante é combinar sempre apenas frutas do mesmo grupo ou dos grupos compatíveis entre si.
As frutas doces (Banana, caqui, jaca, pinha, etc.) não combinam com as cítricas (laranja, abacaxi, uva, manga, morango, goiaba, etc.), cada uma necessita de sucos gástricos diferentes para a sua metabolização e que não se combinam. Pode-se combiná-las sempre com as do mesmo grupo e com as neutras (limão, abacate, mamão, uva passa, etc.)
Não se deve combinar frutas com outras substâncias como açúcar de outras origens (mel, açúcar de cana, melaço, etc)  que não a frutose e nem com laticínios ( leite, leite condensado, creme de leite, leite em pó) o yogurte também não é indicado mas é o melhor digerível destas combinações com laticínios. Também não se deve comer frutas combinadas com amido de nenhuma espécie (bolos, pães, biscoitos, massas, granola, etc.) por causa da má digestão e fermentação dos mesmos (muita perda de energia na metabolização e geração de outras substâncias não bem-vidas no processo digestivo). Jamais misturar fruta com comida salgada de qualquer espécie. Somente a maçã é compatível com o sal da terra e com as hortaliças.

Comer fruta deve ser encarado como uma refeição por si só e não como sobremesa ou lanche. Frutas (frescas ou secas mas hidratadas) são alimentos completos, ricos em vitaminas (em sua forma orgânica, melhor absorvida), sais minerais e aminoácidos (responsável pela produção de proteína na quantidade que o corpo precisa). As quantidades de elementos como cálcio e ferro nas frutas pode parecer muito pequena, porem é exatamente o suficiente para a necessidade do corpo e melhor de ser absorvida em uma forma totalmente orgânica e combinada com a glicose, carboidratos, etc. e trazem muito ganho de energia sem produzir lixo para o corpo se comidas corretamente. Comendo frutas ganha-se 90% de energia rápidamente sem nenhuma perda. Ë o alimento mais indicado para crianças e adultos.
Siga as setas de combinação na tabela. Apenas os alimentos ligados pelas setas combinam-se uns com os outros e entre si.

Pode-se usar na salada de frutas a uva-passa e a ameixa seca picada, desde que estas tenham sido deixadas de molho por umas 4 horas pelo menos, para a re-hidratação das mesmas e liberação de eventuais sujeiras ou toxinas colocadas nelas para secagem, auxiliando o processo digestivo.

Tambem podemos usar as sementes oleaginosas como o amendoim, castanha-do-pará, nozes, amendoas (fonte de carbo-hidratos e proteínas) desde que essas sementes também tenham sido deixados ao menos 8 horas (de um dia para o outro) de molho em água limpa (hidratados ou germinados). Neste procedimento, estes alimentos que contêm substâncias complexas como óleos essenciais e proteínas de difícil digestão, se metabolizam dentro da água modificando sua estrutura molecular, isto é uma pré-digestão, facilitando o trabalho para o nosso corpo e não ficando "pesadas" no estômago. Também liberam na água toxinas que existem para protegê-las de agressores no meio ambiente. (As sementes que usamos com frutas podem ser: amendoim, castanha do Pará, amêndoas, nozes, avelãs, gergelim, linhaça, coco, desde que sejam vivas, isto é não tenham passado por nenhum processo industrial, não tenham sido manipuladas com químicos ou temperatura alta ou baixa demais. Elas devem ser sempre colocadas de molho por pelo menos 8 horas, se possível deixá-las após isto por mais 8 horas tomando ar antes de usá-las (menos o coco). Este procedimento é chamado de germinar a semente
A maçã é uma exceção, já que é a única fruta que demonstrou nos estudos feitos ser compatível com as hortaliças e com o sal da terra, podendo ser tambem usada em saladas de folhas e raízes ou em sucos vegetais desintoxicantes e revitalizantes feitos com folhas de hortaliças frescas e legumes. A maçã também combina com todas as outras frutas.
Outras exceções são a melancia e o melão. Estes não devem ser combinados com nenhuma outra fruta ou outro alimento e nem entre si. Devem ser comidos apenas sozinhos, de estômago vazio e em quantidade suficiente para satisfazer o apetite.

Vejam abaixo  a Tabela de Alimentos Compativeis desenvolvida pela pesquisadora americana Ann Wigmore. Para entender, as setas estäo indicando o grupo de alimentos que é compatível com cada grupo.

E LEMBREM-SE:
"A ECOLOGIA E A PAZ COMEÇAM DENTRO DE NOSSOS INTESTINOS. SOMOS O QUE COMEMOS"     (Se comemos lixo nos tornamos lixo)
Retirando o lixo da nossa alimentação estaremos também retirando-o do meio ambiente.
Comendo com harmonia estaremos também harmonizando o nosso meio ambiente, o nosso entorno. O comportamento e a reação do nosso entorno começa dentro de nós mesmos.
Temos a responsabilidade única sobre o meio em que vivemos.



Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Agradeço pelas informações, nem tudo está perdido, ainda existe pessoas maravilhosas que muito contribui para o bem estar das pessoas.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí ! Matéria de qualidade. Parabéns.

    ResponderExcluir